segunda-feira, 24 de junho de 2024

A LUNETA ÂMBAR #6

CAPÍTULO 6: ABSOLVIÇÃO ANTECIPADA

Um padre com aparência de estudioso, chamado Frei Pavel, estava testemunhando no Tribunal Consistorial de Disciplina. Ele contava o que ouviu da feiticeira que estava sendo torturada pela Sra. Coulter: que a menina Lyra tinha sido reconhecida por outros clãs do norte como aquela que realizaria uma profecia conhecida há muito tempo. Que ela teria que fazer uma escolha, e o destino de todos os mundos dependeria dessa escolha. Falou também que havia um nome que nos faria recordar um caso semelhante e que faria com que a igreja a odiasse e a temesse. Mas, antes que pudesse revelar o nome, uma outra feiticeira conseguiu matá-la e fugir.

Depois, disse que descobriu sobre uma faca que está sob o poder de um garoto e é capaz de fazer aberturas entre os mundos, e que não há nada que a faca não possa destruir (inclusive anjos da mais alta hierarquia). O padre estava suando e tremendo de medo por estar revelando tudo isso. O Inquisidor perguntou se ele sabia onde a criança se encontrava atualmente, e a resposta do padre foi positiva: "Ela está nas mãos da Sra. Coulter e estão no Himalaia". O Inquisidor falou para o padre continuar com essa linha de investigação e, se precisar de assistência religiosa ou de secretariado, é só pedir. O padre pegou suas anotações e saiu da audiência.

Depois, um outro padre, chamado Padre MacPhail, começou a falar alguns pontos que eles devem ter em mente:

Primeiro, Lorde Asriel. Ele contou que uma feiticeira relatou que ele está reunindo um grande exército com más intenções contra a igreja e a Autoridade.

Em segundo lugar, o Conselho de Oblação. Ele disse que as ações deles ao criarem o programa de pesquisa em Bolvangar e ao financiarem as atividades da Sra. Coulter sugerem que estão na esperança de substituir o Tribunal Consistorial de Disciplina como o braço mais poderoso da Santa Igreja.

Em terceiro lugar, o garoto mencionado por Frei Pavel. Ele disse que devem encontrá-lo e se apoderar da faca o mais rápido possível.

Em quarto lugar, o Pó. Um dos teólogos trabalhando em Bolvangar foi persuadido a contar a eles o que descobriram. O Padre Presidente disse que eles devem destruir o Pó, mesmo que para isso tenham que destruir a igreja.

Padre MacPhail falou de Lyra, que estava sendo chamada de Eva. Disse que ela será tentada e cairá em tentação. Propôs que enviassem um homem para encontrá-la e matá-la antes que isso aconteça. O Tribunal concordou, e o Padre Gomez ficou encarregado de encontrá-la e matá-la.

Em seu estúdio, o Padre Presidente e o Padre Gomez rezaram por uma hora, e o Padre Presidente concedeu ao Padre Gomez a absolvição antecipada pelo assassinato de Lyra. O Presidente disse ao Padre Gomez que, depois que ele sair de lá, nunca mais poderá voltar e nunca mais terá notícias deles. O Presidente também disse para o Padre Gomez procurar a tentadora e não a criança, para não revelar suas intenções. Por fim, o Presidente entregou um maço de documentos dobrados ao jovem padre, com informações sobre a mulher, e o chamou pelo seu nome de batismo (Luis), coisa que nunca havia feito antes. Padre Gomez sentiu lágrimas de alegria em seus olhos enquanto dava um beijo de despedida no Presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A LUNETA ÂMBAR #17

CAPÍTULO 17: ÓLEO E LACA Mary Malone estava construindo um espelho porque queria testar uma ideia que tivera: tentar capturar as sombras. Se...